Quando falamos sobre colaborar dentro do universo corporativo esse termo pode se tornar muito subjetivo, já a competição é vista com mais naturalidade, afinal, a concorrência entre empresas sempre existiu e se tornou uma grande corrida dentro do mercado. Onde os que chegam na frente ganham a medalha de ouro e os que ficam pra trás, podem nem chegar ao pódio. Mas o mercado mudou e as pessoas também.
Colaborar: Porque e com quem?

Por muito tempo os profissionais tiveram medo de compartilhar as suas ideias e os seus planos por conta da concorrência. Esses projetos que foram guardados à sete chaves no baú do medo de compartilhar, podem ter pedido muitas chances de sucesso por não ter uma colaboração externa.
Com o passar dos anos a ideia de colaboração começou a ganhar espaço, aliás, as empresas passaram não só a colaborar entre si como também com consumidores e influenciadores.
Não tenha medo de colaborar compartilhando conhecimento

A ideia de compartilhar pode parecer muito assustadora, afinal, aquele é o seu projeto e ele vale muito para você. Mas o que torna ele único é a sua forma de executar.
No Brasil já encontramos diversas empresas adeptas não só ao compartilhamento de seus projetos como também do seu conhecimento.
É o caso da Rock Content, que produz Marketing de Conteúdo e fez disso um negócio rentável. E também as Irmãs Alcântara com a marca Orna, onde elas defendem que colaboração é melhor que competição e aplicam isso de forma incrível em uma escola de Branding, chamada efeito Orna.
E a concorrência?

Colaboração gera união e crescimento de mercado, competição aumenta a rivalidade e divide o mercado.
Um exemplo bem legal de empresas que se uniram e expandiram no mercado é do Grubster com o ChefsClub, ambas tinham propósitos em comum e a fusão entre elas fez com que se tornassem o maior player do segmento. Seus “concorrentes” precisam ser parceiros e não oponentes.
Fazer esse caminho acompanhado é melhor do que sozinho e como falei ali em cima o que torna cada um único é a execução, portanto, você terá o seu diferencial.
Como posso integrar esse novo modelo de pensamento ao meu negócio?
Reestruturar algo que já vem sendo aplicado há um tempo não é uma tarefa fácil mas as mudanças fazem parte do processo de crescimento.
Existem alguns conceitos que precisam ser esclarecidos dentro da empresa por isso acredito que ter uma base e um bom propósito fazem toda a diferença:
- Defina o seu propósito no mercado.
- Redefina o conceito de competição na sua empresa.
- Valorize parceiras e colaborações.
- Invista no mercado e em empresas parecidas com a sua.
- Colabore com outras empresas: seja com um serviço ou até mesmo uma indicação.
- Não tenha medo de compartilhar e explorar possibilidades.
Por fim, se você está no mercado em busca de ferramentas para crescer, nós podemos ajudar o seu negócio. Conheça a ARC e utilize nossos serviços gratuitamente por 30 dias, clicando aqui.