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Relacionamento com o cliente: Como fazer a gestão?

Posted on 22 de julho de 202122 de julho de 2021 by Brenda Martins
Leitura em 3 minutos

O Relacionamento com o cliente é parte essencial de qualquer negócio. É através dele que você mantém seus clientes, fecha contratos, resolve crises e até mesmo gera novas receitas.

Apesar de ser algo tão essencial, muitas empresas possuem dificuldade quando o assunto é gerir essa relação.

Isso acontece porque muitas vezes o relacionamento com o cliente é deixado em segundo plano após o fechamento do contrato. As relações passam a ser deixadas apenas para momentos de necessidade e não do dia a dia.

Como mudar o relacionamento com o cliente?

Para fazer mudanças, você precisa primeiro entender todo o processo que vem fazendo até aqui.

Toda relação é composta por diversas fases e você precisa entender como começou e em qual parte esse processo começou a apresentar falhas. Só assim você vai entender como melhorar a relação como um todo.

Como fazer a gestão da relação com o cliente?

Para que a gestão desse relacionamento seja eficaz é necessário seguir alguns pilares: comunicação, transparência e dedicação.

A comunicação é o ponto central de qualquer relação, sem ela não conseguimos entender e nem nos fazermos ser entendidos. A comunicação precisa estar em primeiro lugar quando falamos de relacionamento com o cliente, porque é através dela que vamos mostrar nossos processos.

Ter transparência é essencial para que esse processo seja o mais claro possível para o seu cliente, e ele entenda que você está fazendo o que é possível para tornar essa relação sólida.

A gestão demanda tempo, mas principalmente dedicação. Sem a sua participação ativa, você não consegue identificar quais os pontos precisam ser melhorados e quais são as melhores formas de entregar essas melhorias para os clientes.

Tenha ferramentas para te auxiliar

O uso de ferramentas é essencial para que você não se perca no processo de gestão. Quando começamos a captar clientes, precisamos registrar cada processo para que possamos voltar nele e entender como o cliente chegou ali.

Através de ferramentas de CRM, é possível elaborar análises de resultados e planos de ação para ter mais assertividade e consequentemente aumento de vendas e retenção do cliente. Conhecer o perfil do seu cliente, estreitar o relacionamento e colocar ações em prática com inteligência de dados, torna todo trabalho mais eficiente para a sua equipe e recompensador para o cliente.

Hoje em dia conseguimos ferramentas e materiais gratuitos que são muito úteis para que possamos entender como proceder em cada momento. Busque as melhores opções para você e comece agora a melhorar a relação com os seus clientes e garantir a fidelização.

A ARC é parceira de diversas empresas na gestão de Relacionamento, fidelização e manutenção de benefícios para clientes. Ao longo dos anos, conseguimos ajudar grandes empresas a aumentar suas receitas, captar novos clientes e diminuir a inadimplência.

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