Clientes: Como evitar a perda.

Clientes: Como evitar a perda.

Leitura em 4 minutos

Retenção de clientes e fidelização: Alguns passos que vão mudar a sua visão.

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Como evitar a perda de clientes

Com que frequência você cuida do seu cliente? O relacionamento da sua empresa com os clientes é transparente e verdadeiro?
 
Na internet encontramos promessas, receitas e ingredientes que prometem a conquista de clientes, mas pouco se fala sobre a retenção e fidelização dessas pessoas.

Fazendo uma comparação bem simples podemos comparar o relacionamento cliente – empresa com um casamento. Até o tão esperado sim, a relação vive alguns momentos importantes como a conquista, mas nada é tão difícil quanto a continuidade desse relacionamento, é preciso cuidado, é preciso incentivo e principalmente precisa existir confiança.

Nem sempre o casamento é feito de flores e isso acontece no mercado, o caos pode vir a aparecer e imprevistos acontecem a todo o momento, mas o cuidado com aquela relação deve ser maior do que todas as adversidades.

Quando falamos da relação empresa – cliente podemos analisar da seguinte forma:

O Reconhecimento

Antes de receber o sim do seu cliente, você batalha pelo reconhecimento dele. Então, você quer aparecer para ele em todos os lugares possíveis para ver se em algum momento vai rolar aquele MATCH.

A primeira conversa

Depois que o Match aconteceu é preciso enviar a primeira mensagem e puxar aquela conversa que vai definir as primeiras impressões e tudo o que o cliente precisa saber de você em um primeiro momento: Suas intenções, seus valores e seu propósito. 

O Grande encontro

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O gelo foi quebrado e a primeira conversa já aconteceu, mas ainda precisamos do Grande Encontro, aquele em que o cliente tem 3 opções:  Se apaixonar, ver que só vai rolar uma amizade ou então nunca mais te ver.

A Conquista e o Sim. 

 O que você prometeu naquela primeira conversa deve ser mantido e então seus valores, intenções e propósito serão postos à prova.  Você cumpriu a entrega no tempo informado? O seu valor realmente é diferenciado? Seus produtos estão de acordo com o seu propósito?  Se todas essas respostas forem “Sim”, provavelmente você vai ter conquistado esse cliente.

O Casamento

O sim é o momento chave dessa relação e o mais importante de tudo é enxergar que os cuidados deverão ser redobrados, afinal os incentivos para continuar devem ser diários e a transparência desse processo deve sempre estar acima de qualquer adversidade.

Esse é o casamento perfeito entre sua empresa e o seu Cliente.  Não há fórmulas mágicas e ingredientes de bolo, uma relação transparente com incentivo e com cuidado é a chave para o bom rendimento de um negócio. 

Trabalhar com fidelização há tantos anos nos deu sensibilidade para enxergar que o cliente precisa ser valorizado, incentivado e bonificado.  Ele é parte essencial para o crescimento de uma empresa por isso não pode ser visto como apenas uma peça nessa engrenagem, ele é o combustível principal para o sucesso.

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