Como criar e manter uma equipe de alta performance

Como criar e manter uma equipe de alta performance

Leitura em 5 minutos

O que é uma equipe de alta performance?  

Em seu significado mais amplo uma equipe de alta performance é uma equipe de alto rendimento e produtividade, mas se olharmos com um olhar micro, alta performance é explorar os melhores pontos de cada colaborador. 

Esse texto serve não só para gestores, mas também para colaboradores que muitas vezes não se enxergam dentro de um plano de otimização de tarefas por não se identificarem com o que é proposto.

Em primeiro lugar, acho importante ressaltar que mesmo em um setor onde todos tem a mesma formação a aptidão para certas tarefas não serão iguais, ou seja, formação não define competência em x tarefa.

Em uma equipe de Marketing, podemos encontrar profissionais de comunicação e de administração.  Agora imagina se essa equipe tem um profissional incrível de criação que passa os seus dias alimentando planilhas e fazendo cálculos? Certamente a produtividade e rendimento desse colaborador não vai ser um dos melhores. 

No cenário atual eu acredito na importância da multipotencialidade, em profissionais que sejam curiosos, busquem sobre suas áreas e sobre outras distintas e que conflitem ideias o tempo inteiro, mas mesmo naqueles profissionais com um perfil multipotencial nós encontramos um ponto em que seu rendimento é de alta performance. 
E é aí que está o ponto chave da escolha do gestor.

Descubra os perfis:

Perfis organizadores:   São profissionais que estão dentro de um padrão de organização e que trazem isso para o ambiente corporativo. Muitos são líderes, diretores ou colaboradores que acrescentam com uma posição de ideias claras e visões de desenvolvimento e prática mais apuradas.


Perfis Construtores: Essas são aquelas pessoas que antecipam as necessidades do usuário, ultrapassando os limites convencionais do serviço aos clientes. São profissionais que criam ambientes e sustentam a prática de boas ideias. São as pessoas que colocam a mão na massa quando o assunto é melhoria e construção de uma tarefa, prática ou organização. 

Perfis de aprendizagem: Esses são profissionais que muitas vezes são a porta de entrada de grandes ideias dentro de uma organização. São aqueles profissionais inquietos que estão sempre em busca de novas informações que possam acrescentar dentro do ambiente corporativo. Esses muitas vezes ainda estão em formação ou estão complementando o seu currículo com cursos, experiencias ou até mesmo networking com outros profissionais.

A criação de uma equipe de alta performance começa já no recrutamento de profissionais, a receita é juntar um pouco de cada ingrediente, ou seja, não podemos ter somente organizadores ou somente construtores, a aptidão de cada uma dessas pessoas é essencial para um bom rendimento

Já tem uma equipe formada? Como melhorar? 

Se você é um gestor e já montou a sua equipe ou se você está inserido em uma equipe que sente que não está funcionando e gerando os resultados esperados, separamos algumas dicas que podem mudar completamente o jeito de trabalhar:

  • Reorganize:
    Distribua tarefas diferentes semanalmente e analise como cada um se comporta com novos desafios. 
  • Converse:
    Não há dúvida que não possa ser resolvida com uma boa conversa.  Está achando que o rendimento poderia ser melhor?  Faça uma reunião com o seu time ou individualmente e entenda os pontos de cada um. 
  • Experimente:
     No setor ao lado existe alguém supercompetente que poderia agregar muito na performance da sua equipe? Convide para uma semana no seu setor e em troca deixe alguém de sua equipe que também vai agregar na equipe ao lado. 
  • Saiba um pouco de tudo:
    Um bom gestor e um bom funcionário é aquele que entende um pouco de tudo. O momento atual do mercado exige essa competência geral e não pontual.
  • Utilize Ferramentas:
    Para explorar ao máximo o potencial de cada integrante da equipe, é preciso que o trabalho seja cada vez mais otimizado. O tempo que temos para avançar com as estratégias e planejamentos é essencial, por isso, evite robotizar seus funcionários e invista em automação.

Com as nossas ferramentas de CRM nós conseguimos otimizar em 90% o tempo da nossa equipe e buscamos passar isso para os nossos clientes, antes o que eram dias em busca de dados, no nosso ADM em segundos conseguimos informações para iniciar uma nova campanha ou para entender o perfil de consumo de um cliente.

E aí, como está a performance da sua equipe hoje?

Powered by Rock Convert
One Comments “Como criar e manter uma equipe de alta performance

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *