Criatividade: Dicas para uma vida mais criativa.

Criatividade: Dicas para uma vida mais criativa.

Leitura em 4 minutos
Uma seleção que vai te inspirar a ter uma vida mais criativa, independente da sua área de atuação.
criatividade

O que é criatividade?

Em seu significado mais comum a criatividade é a qualidade ou característica de quem ou do que é criativo. Mas em seu significado mais amplo ela é o modo como construímos, destruímos, criamos ou recriamos coisas.

Criatividade é um dom do ser humano e somos privilegiados de poder nos beneficiar dele.

Ser criativo envolve a capacidade de estar aberto a dúvidas, confrontos, erros e acertos. A criatividade precisa de estímulos diários de desenvolvimento e por isso preparamos uma seleção de dicas para você estimular a sua criatividade e aplicá-la em qualquer ambiente.

1. Questione

Questionar é o primeiro passo para mudar. Sem dúvida tudo estaria igual e não teríamos vivido tantas revoluções durante os anos. Entretanto, as mudanças hoje são cada vez mais rápidas pela quantidade de informação que recebemos e sobre a maneira que as questionamos e queremos mudar.

Pergunte o que tem dúvida e também o que tem certeza, nunca é tarde para ouvir uma segunda opinião e essa pode te fazer criar.

2. Construa e Destrua

O ato de criar é feito em muitas etapas de estímulo, esses estímulos geram construções (de ideias, planos, projetos) mas também destruição (de mentalidade, ideias e pensamentos), valorize essa fase, ela vai te fazer enxergar criatividade em muitas coisas que talvez você não conseguisse enxergar antes.

No ambiente corporativo é muito comum encontrarmos ambientes completamente construídos com ideias e padrões que talvez não sejam os ideais, e para mudar esse cenário precisamos dela para “destruir” esse velho padrão e reconstruir algo novo.

3. Estimule-se

Muitos acreditam que ela é só para os artistas, eles são sim claros exemplos de criatividade, inovação e inspiração mas todo e qualquer ser humano é dotado de criatividade, basta ser estimulado para usá-la.
Para isso indico alguns estímulos que causaram grande impacto na minha vida criativa.

O caminho do Artista escrito – Julia Cameron.
Mesmo com esse título, serve para todas as áreas da nossa vida. É um livro com exercícios semanais para desenvolvimento da criatividade. Eu segui as 12 semanas do programa e posso afirmar a eficácia desses exercícios.

Como o cérebro cria – Documentário Netflix.
Nesse documentário o neurocientista David Eagleman explora o processo criativo de vários profissionais inovadores e nos mostra formas de aguçar a criatividade.

A Arte da Criatividade – Rod Judkins.
Nesse livro, Rod, que é Professor da University of The Arts London conta histórias sobre criatividade em um livro estruturado sem uma ordem de leitura. No fim de cada página você é instigado a pular para outros capítulos ou páginas. Rod também conta histórias de grandes nomes da criatividade como Salvador Dali e Coco Chanel.

Onde eu posso aplicar minha criatividade?

Ela é a base para muitas coisas na vida, por isso você vai sempre estar à procura dela em momentos diversos.

No ambiente corporativo a criatividade pode ser utilizada no momento de apresentar o seu negócio ou para prospectar novos clientes.

A criatividade pode vir na forma de um novo projeto ou no jogo de cintura para sair de algumas situações. Ser criativo é explorar possibilidades.

E se você quiser ainda mais insights para sua vida e negócios, eu te convido a ouvir o nosso Podcast. Semanalmente batemos um papo sobre desenvolvimento profissional, pessoal e sobre o mercado.


Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *