Saúde Mental: Como o meio corporativo pode influenciar.

Saúde Mental: Como o meio corporativo pode influenciar.

Leitura em 4 minutos

Você sabe como a Saúde mental interfere no mundo corporativo?
Não é novidade para ninguém que estamos vivendo uma era de muita ansiedade. As informações chegam o tempo todo e estamos sendo cada vez mais cobrados de sermos profissionais excepcionais, atualizados e felizes.

Saúde Mental

A saúde mental do século XXI é pauta de diversos estudos e a sua ligação com o trabalho e mídias sociais é cada vez mais apontada. 56% dos brasileiros estão insatisfeitos com seus empregos formais . Entretanto, por uma combinação de fatores mas também por um modelo antigo de empregabilidade. Nos dias de hoje as jovens empresas que nasceram em meio ao boom da tecnologia já pregam um novo modelo de trabalho, com mais flexibilidade e mais benefícios para o funcionário.

Você já parou pra pensar na quantidade de vagas que agora disponibilizam academias, yoga, shiatsu e outras coisas extras para os seus funcionários? Isso é o reflexo de uma geração de trabalhadores que busca qualidade de vida em geral, Saúde Mental e não somente financeira.

A culpa é do salário?

O salário é sim um ponto decisivo na hora da escolha de ficar na empresa mas 90% das pessoas consideram que este reconhecimento pode vir sob outras formas, como elogios, homenagens até mesmo uma estrela no peito, desde que seja uma atitude que valorize a entrega do trabalhador.  Estamos em uma era em que o mercado exige profissionais excepcionais. Portanto, precisamos de estudos, tempo dedicado e muitas vezes essa busca pelo perfeccionismo e entrega além do esperado é um gatilho para crises de ansiedade e até mesmo depressão.

Como podemos ajudar?

Em época de crise e corte de gastos é até difícil pedir uma reformulação de modelo de trabalho. Mas, o que as empresas precisam entender é que os funcionários passam muito mais tempo dentro do trabalho do que na sua própria casa e se esse ambiente for tóxico vai atingir não só 1 mas sim todos os funcionários.

O papel da empresa é promover um ambiente de construção, aprendizado e colaboração, onde o funcionário possa ouvir mas também ser ouvido. O cuidado com a saúde emocional deve ser uma parte cultural da empresa e nunca é tarde para mudar, nós mesmos, estamos mudando 😉

Seja uma rede de apoio e incentivo.

Saúde Mental

Sabemos que em grandes organizações o controle e olhar individual de cada funcionário é muito complexo de fazer, por isso é necessário ter uma boa equipe de RH e porque não investir em terapias ou encontros semanais onde os funcionários possam se expressar? Uma dica é, se sua empresa for muito grande, divida essas atividades por setor!

Se a sua empresa for pequena, tenha o cuidado de fazer um olhar individual, promova interação entre os funcionários e fique de olho na aptidão de cada um. Fazer o que gostamos sempre é uma razão a mais para seguir.

Saúde Mental

Por último, incentive o seu funcionário, é ele que faz a sua empresa acontecer. Reconheça as suas habilidades, esforços e tempo dedicados aos seus projetos.

O reconhecimento pode vir tanto de forma financeira como em forma de elogio, por algo que ele fez essa semana ou no último mês.

Vale lembrar que Ansiedade e Depressão são doenças que precisam de acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Se você estiver passando por um momento assim, procure ajuda.

O CVV (centro de valorização a vida) atende gratuitamente e pode te ajudar. E se você identificar que algum dos colaboradores da sua empresa está precisando, ofereça ajuda!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *