O pensamento computacional pode nos ajudar nas tarefas do dia a dia, você sabia?
O que é pensamento computacional? Se você for procurar no Google ou Wikipédia, existe uma definição complexa, falando de teses no meio acadêmico da Ciência da computação, construcionismo, e metodologias de ensino utilizando-se do computador.
Mas eu quero me deter a uma frase para tentar explicar o que eu considero aplicável no nosso dia-a-dia:
“O pensamento computacional pode ser usado para resolver algoritmicamente problemas complicados”
O que é um algoritmo?
Algoritmo é um conjunto de tarefas simples, capazes de serem executadas por um computador – uma máquina – mas que por incrível que pareça só consegue entender duas coisas: zero e um.
Decompondo um problema com pensamento computacional
Por isso, sempre que um programador precisa construir um Programa ele precisa decompor o problema, transformá-lo em uma lista de tarefas simples que sejam executadas pelo computador.
Par ou Ímpar?
Um dos primeiros algoritmos que aprendemos logo no início da faculdade é o que descobre se um número é par ou ímpar. Mesmo para essa demanda boba, precisamos decompor o problema e simplificar as tarefas ao máximo.
A primeira coisa definida no programa é que ele precisa receber um número;
A segunda é dividir o número por dois;
A terceira é verificar se o resto da divisão é zero ou um;
A quarta é exibir a mensagem de acordo com o resto:
Se for zero o número é par;
Se for 1 o número é ímpar.
Um problema, várias soluções!
Não existe apenas uma maneira de fazer isso. Porque também podemos pegar qualquer número, identificar o primeiro numeral da direita para a esquerda, OU o ultimo da esquerda pra direita e, se ele for um, três, cinco, sete ou nove definimos então como ímpar e o contrário como par.
Aliás, não sei vocês, mas minha cabeça funciona assim, destaco o último número e vejo se ele é par ou ímpar.
Mas, como nas primeiras aulas da faculdade ainda não sabíamos como destacar o último número, e já sabíamos que a instrução MOD nos trazia o resto de uma divisão, optamos pela primeira lista de tarefas para resolver a questão.
Vamos trazer o pensamento computacional para o dia-a-dia?
Imaginemos que minha mãe me liga em plena reunião de trabalho para avisar que na casa dela estourou um cano e a água está vazando por toda cozinha mas eu não tenho como ir até lá.
Eu tenho algumas opções mas uma delas é largar tudo que eu estou fazendo e sair correndo para tentar consertar.
Outra coisa é respirar, dividir o problema em pequenas tarefas – as mais simples possíveis – me permitirão ter uma visão geral do problema e resolvê-lo muito mais rápido.
Com 3 mensagens de WhatsApp resolvo o problema.
1 – Mãe, preciso que você feche o registro geral da casa;
2 – Peço para meu filho Daniel que entre em contato com o Sr. Lino, bombeiro hidráulico e peça para ele ir à casa da Vovó consertar um vazamento.
3 – Finalizo pedindo minha esposa passar no banco e trazer dinheiro para pagarmos pelo serviço.
Dividir para conquistar
Quanto mais simples as tarefas, mas chances de outras pessoas me ajudarem, menos chances de a tarefa ser executada de forma errada.
Resolvi o problema envolvendo 3/4 de pessoas que não são bombeiros hidráulicos, que nunca consertaram um vazamento mas seguiram as partes para solucionar.
A ARC consegue entregar muito, realizar muitas integrações. Porque utilizamos esse pensamento, dividimos muito, ao máximo, e aproveitamos todo nosso time para realizar pequenas tarefas de forma certeira.
O desafio de integrar com a Light.
Quando fomos contratados para integrar nosso sistema ao da Light, a primeira coisa que pensamos, confesso, foi como poderíamos fazer isso com uma empresa do tamanho da Light?
Uma empresa com 6 milhões de clientes, uma distribuidora de energia, antiga estatal da terceira maior cidade do Brasil.
Chamei meu braço direito Rodrigo para juntos começamos a listar o que deveria ser feito, qual seria a primeira integração, qual seria a primeira tarefa da primeira coisa a ser feita. A primeira missão era fazer com que os clientes que acessassem a agência virtual pudessem ser direcionados para plataforma da ARC, mas sem ter que realizar um novo login.
Desafio aceito, reuniões com o time técnico da ARC e da Light, definimos cada passo a ser dado e as equipes executaram um a um.
As tarefas eram tão simples, que o resultado foi em tempo recorde e todos ficaram surpresos.
Se você quiser conhecer mais sobre a ARC, acesse o nosso site e garanta 30 dias de uso, gratuitamente.