Se você acompanha a ARC, deve ter ouvido algum dos nossos episódios do nosso podcast, o ARC Insights que está no ar desde abril. Mas a verdade é que os Podcasts surgiram há muitos anos e agora estão se renovando e revolucionando a comunicação.
O primeiro podcast brasileiro surgiu em 2004, 15 anos depois iniciamos o nosso podcast falando sobre tecnologia, desenvolvimento pessoal e profissional. E não só a ARC entrou nesse barco já andando, a gigante Globo na última semana anunciou a sua estreia no mundo dos conteúdos de áudio.
Porque os conteúdos de áudio voltaram?
Sabemos que os produtos que surgem com a internet são incontáveis. Todos os dias uma nova plataforma, um novo app ou uma nova tecnologia são lançadas no mercado e nessa guerra muitas coisas acabam ficando obsoletas e são descontinuadas. Mas, como os Podcasts sobreviveram ao longo dos anos com tantas novidades e tecnologias tão superiores aos arquivos de áudio?
Streaming life
Não me surpreende que o podcast tenha ressurgido na década em que as plataformas de Streaming começaram a bombar, porque foram elas que facilitaram o acesso ao áudio de qualidade. E também a distribuição de Podcasts que hoje só precisa ser enviado para um lugar para que seja distribuído em todas as plataformas.
Ter o seu próprio “Programa de Rádio” nunca foi tão fácil, e compartilhar suas ideias e conhecimento com o mundo nunca foi tão requisitado.
Com a falta de tempo e a perda de conexões humanas, ouvir uma voz amigável falando sobre algo que você acredita pode acrescentar muito no seu dia.
Os Podcasts apresentam diversos formatos. De bate papos descontraídos até debates políticos, eles tomam conta dos ouvidos da população.
Através de uma necessidade: É preciso consumir cada vez mais conteúdo para estar atualizado e temos cada vez menos tempo.
Onde tem demanda, tem produção (E Podcast!)
Assim como nos últimos anos a produção de vídeos teve um aumento exponencial, por conta da demanda do youtube e da população que estava consumindo cada vez mais conteúdo, a produção de Podcasts teve um boom em 2019 e o que pra muita gente é novo, na verdade já é um velho conhecido da galera old school da internet.
Eu acredito que esse número só vai crescer, a produção de conteúdo está em alta, o marketing de conteúdo também. As empresas querem falar e as pessoas também. E nós com a vida corrida e com os olhos fixados em telas de computador e celular, precisamos só dar o play e pronto, estamos nos informando, estudando ou até mesmo nos entretendo.
Cada vez mais o futuro está fadado a coisas que não vemos, mas sentimos, ouvimos ou até imaginamos. A tecnologia vem do futuro mas muitas ideias podem ser resgatadas lá do passado para atender as demandas do presente.
Descubra como podemos acelerar seus projetos: www.arcsolucoes.com.br.