O diferencial da sua empresa não pode estar pautado no que a concorrência oferece, mas sim no que é melhor para o seu cliente.
Hoje em dia podemos dizer que é quase impossível ser único em um mercado. Por isso, quando você oferece um produto, o que faz com que um cliente te escolha é o seu diferencial.
E muito diferente do que muitas pessoas imaginam você não precisa ir contra o seu concorrente, mas sim a favor do seu cliente, porque é ele quem tem que escolher o seu produto.
No mercado, temos espaço para todos, cada qual com seu serviço ou produto e suas particularidades. Mas, como você pode tornar o seu produto ou serviço algo irresistível?
Nesse texto vamos abordar os 3 pilares para conseguir se diferenciar no mercado. São técnicas aplicáveis no dia a dia e que precisam estar estruturadas dentro de uma empresa.
1. Agregue valor com a Experiência do Cliente
Seja qual for o seu seguimento, nicho ou produto, o Cliente precisa ser sempre o foco das suas ações. Focar na experiência dele é tornar o seu produto cada vez melhor e mais aceito. Por isso, invista em pesquisas, ações e melhorias que envolvam o seu Cliente.
Oferecer amostras, produtos e experiências com você gratuitamente também é uma forma de fazer com que ele sinta como é fazer parte do seu negócio.
A percepção do cliente sobre o seu negócio não vem só sobre o produto ou serviço que você entrega, a percepção vem de um conjunto de ações que você entrega para ele. Por isso, para agregar valor, mostre o seu diferencial, antes de ter um produto, você precisa ter um propósito.
2. Inovação e Cultura
A cultura da empresa é o maior diferencial que ela pode ter. é a partir dela que o cliente se identifica, porque a relação com a empresa é muito mais do que superficial, exige muitas vezes confiança, disponibilidade e estar conectado com a cultura da empresa faz toda a diferença.
Nos últimos anos, um grande case de cultura empresarial que podemos citar foi ascensão do Nubank e a sua cultura de valorização ao cliente. Esse é um diferencial que abriu caminho para diversas fintechs reformularem suas culturas para reconquistarem os clientes que acabaram migrando para o roxinho.
3 . Invista em Marketing
Investir em Marketing é investir na imagem da sua empresa, assim como a cultura, a visão que você emana para o seu cliente é essencial. O Marketing é o caminho para te fazer chegar aos clientes e principalmente expor os seus diferenciais.
O Marketing Digital cresceu 14% durante o período da pandemia e isso mostra a importância da imagem das empresas em momentos de crise.
Aqui na ARC nós percebemos o quanto a nossa cultura, o nosso marketing e a nossa entrega aos experimentos dos nossos clientes fizeram um diferencial competitivo e por isso acreditamos que esses são pilares importantíssimos e que precisam ser trabalhados diariamente.
Por isso, compartilhamos todos os dias com os nossos clientes formas de viabilizar projetos. Nossos serviços são diferenciais em diferentes segmentos mas principalmente eles são experiências para os usuários dos nossos clientes e isso nos ajuda a melhorar a entrega e o serviço no diferencial dos programas de recompensas.