Recorrência, retenção e fidelidade. O que essas três palavras têm em comum?
Os planos de assinatura são uma forma de oferecer produtos ou serviços de forma recorrente. Esse modelo antes muito utilizado em operadoras de celular, provedores de internet e televisões à cabo, nos últimos anos se expandiu para clubes de assinatura de produtos como vinhos, cosméticos, livros e muitos outros.
Mas, porque os Clubes de Assinatura, com pagamento por recorrência estão crescendo?
A resposta é mais simples do que podemos imaginar. O que sempre estamos em busca quando falamos em negócios? Clientes fiéis, retorno e retenção. E isso é o que um plano de assinatura tem.
Vender um plano de assinatura não é fácil, é preciso ter um público engajado, um produto inovador e uma ideia não convencional. Mas, os benefícios de conseguir uma venda por recorrência são imediatos e também distribuídos a longo prazo.
Quais são os benefícios?
- Receita mensal recorrente, a contar do primeiro mês, sendo esse um benefício imediato e distribuído ao longo da assinatura do cliente.
- Aumentar o Life time Value da sua empresa. Com um plano de assinaturas você engaja a sua base de clientes fazendo assim com que eles permaneçam por mais tempo com você.
- Identificação com a marca. Se um cliente paga um plano de assinatura da sua empresa, quer dizer que ele se identifica com ela e essa é uma ótima oportunidade de torná-lo um defensor.
- Previsibilidade. Com um plano de assinatura você tem uma previsão de receita futura, sendo assim uma ótima oportunidade de alavancar os lucros.
A nossa história com Planos de Assinatura.
Aqui na ARC nós temos um case que surgiu da necessidade de engajar ainda mais os nossos clientes com o acúmulo de pontos. A demanda surgiu, planejamos e o nossos sistema já estava pronto para receber esse método de pagamento. Então iniciamos o projeto Clube do Ponto, um plano de assinatura com recebimento de pontos mensais que trouxe resultados muito positivos em seu primeiro ano de lançamento.
Nesse case, descobrimos um novo produto para a ARC, a venda de assinaturas, que se tornou uma das ofertas de serviços que disponibilizamos junto aos demais.
Vale a pena?
Em um mercado onde a competição é exorbitante, podemos dizer que cada passo rumo a inovação é um bônus para o seu negócio.
O que tornou a ARC diferente dentro do mercado de fidelização foi oferecer tantos serviços aos seus clientes. E o que fez com que os clientes tivessem histórias de sucesso foi justamente a possibilidade deles inovarem dentro dos seus nichos com tantas opções.
O Plano de Assinatura pode atrair clientes para o seu negócio e se tornar um chamariz para a sua empresa, como também pode alavancar um projeto específico. O mais importante é que você pense nesse serviço como um diferencial perante os seus concorrentes e uma forma de inovação com os seus clientes.
Para isso, formule bem o seu plano de assinatura. Assim como um Clube de Vantagens ele precisa ir além do produto e se tornar benéfico ao cliente. Ofereça um diferencial competitivo em relação aos produtos avulsos e principalmente, conte com a ARC para dar o start nesse projeto.