Fidelização é uma relação que ultrapassa a crise.
As atividades começaram a ser retomadas com o avanço da vacinação, mas estamos em meio à uma grande crise econômica e social. Durante a pandemia nós vimos diversas empresas fecharem e o número de desempregados disparar.
Quando temos tantos extremos assim em tão pouco tempo é normal que as relações entre clientes e empresas fiquem abaladas. Seja pela falta de recursos do cliente ou pela falta de investimento da empresa em um modelo de fidelização.
Fidelização em meio à crise
Empresas que já vinham com um histórico de valorização e fidelização do cliente se saíram melhor em meio à crise. Isso porque se o cliente precisar escolher entre duas empresas, ele vai se manter com aquela em que confia e principalmente beneficia ele de alguma forma.
Afinal, em meio à crise é preciso fazer escolhas e muitas vezes o produto ou serviço que você vende não é essencial naquele momento. Então como você pode garantir uma fidelidade do cliente nesse momento?
Invista em benefícios
Mesmo que a sua empresa não venda algo essencial em meio à crise, vincular ela a algo que é, aumenta as chances de manter aquele cliente.
Por exemplo, se você vende cosméticos, mas vincula esse produto a um desconto numa corrida de aplicativo, as chances do seu cliente se manter ativo em meio à crise é maior. Porque ele vai escolher comprar com você para ter acesso ao benefício extra.
Fidelização gera lucro recorrente
Ao criar uma rede de clientes fidelizados, você consegue se manter por mais tempo com um lucro recorrente. Em meio à crise, ter essa receita é essencial para manter uma empresa.
Você pode ainda investir em vendas de assinatura, motor de pontos e muitas outras opções dentro do mercado de fidelização que geram receita por mais tempo.
Além de todos os pontos abordados acima, fidelizar um cliente é gerar uma relação continua e de confiança. Onde ambos se beneficiam. A Fidelização é comprovadamente mais barata que a conquista de novos clientes, num momento de baixa possibilidade de investimento, essa pode ser a sua melhor alternativa.
1 thought on “Fidelização de clientes: uma ajuda em meio à crise.”