Tendências, novidades e expectativas para o próximo ano. Como você está se preparando para 2022?
Nesse artigo reunimos algumas das tendências para o próximo ano e dicas de como você pode se adequar a essas novidades.
Tendências de mercado
Estamos finalizando o segundo ano de pandemia, nesses dois anos nós observamos um aceleramento do mercado digital. Apesar de ser uma crescente que vinha mostrando potencial desde 2015, o mercado digital explodiu com o isolamento social.
Em 2022 nós podemos observar uma tendência de estabilização desse mercado. Mas, para que isso aconteça, as empresas vão precisar estar cada vez mais atentas ao poder de inovação do digital.
Segundo o portal Meu Negócio, do UOL alguns nichos continuarão em crescente durante o próximo ano. São eles: mercado financeiro, saúde fisica, pets, relacionamentos. Além disso as áreas de lazer, carreiras, desenvolvimento pessoal, idiomas, conteúdo, hobbies e carreira também continuam em crescimento.
Inovação em 2022
Segundo o site IDC, o investimento em transformação digital está com uma taxa de crescimento anual composta de 15,5%, correspondente a aproximadamente US$ 6,8 trilhões.
Em 2020 e 2021 vimos os vídeos rápidos se tornarem a febre nas redes. Os influenciadores virtuais invadirem grandes marcas como Magalu, Casas Bahia, Havaianas e até mesmo personalidades como Sabrina Sato, investiram em influenciadores virtuais.
Apesar de ser acessível a poucos, essa é uma nova realidade. Junto com as experiências de IA e a gamificação.
A Bain & Company divulgou que essas são as principais tendências de inovação: Inteligência artificial, engajamento de clientes, marketplaces próprios, computação quântica, sustentabilidade transparente, requalificação de profissionais por gamificação e NFts.
Mudanças no mercado e adequação
Essas mudanças e acelerações que vimos no mercado nos últimos dois anos, fizeram com que muitas empresas precisassem se adequar ao novo digital.
Assim, entendemos que não basta incluir sua empresa nas mídias digitais, cada vez mais você precisa integrar uma experiência completamente digital para o seu cliente.
Tendências no mercado de fidelização
A fidelização de clientes vem passando por grandes mudanças, como todo o mercado. A Valor Investe divulgou dados animadores para o próximo ano.
Com a retomada, no segundo semestre as empresas de fidelização do brasil registraram 61,7 bilhões de pontos/milhas resgatados. Sendo assim, uma alta de 44,6% em relação ao primeiro semestre.
O acúmulo de pontos continua sendo 96,6% proveniente do varejo e a taxa de pontos expirados caiu para 15,5%. Esse número ainda é abaixo do período pré-crise.
Com todos esses dados, podemos perceber que o Customer Centric ainda é tendência. Ações voltadas para o engajamento e fidelização de clientes tem crescido e em 2022 não vai ser diferente.
Investir na satisfação e relacionamento com o cliente ainda é a melhor forma de garantir o sucesso da sua empresa.