Com a volta das atividades presenciais, a vacinação em massa e a retomada da economia, o que podemos esperar de mudanças no consumo?
Mudanças no consumo e a pandemia
No último ano a pandemia trouxe mudanças inimagináveis para o nosso dia a dia. Tanto na vida pessoal quanto na profissional, o que não faltaram foram novas formas de consumir, vender e propagar produtos e serviços.
As expectativas se voltaram todas para a retomada das atividades presenciais, a vacinação em massa e a retomada da economia.
É certo que ainda estamos no processo de retomada, mas já conseguimos traçar algumas das principais mudanças no consumo.
Quais são as principais mudanças no consumo brasileiro para 2021 e 2022?
Desde o início da pandemia tivemos uma crescente no mercado relacionado a e-commerce e delivery. Esse hábito promete continuar, mas com algumas cautelas, principalmente no que se refere ao que é comprado e o valor gasto.
Segundo pesquisa divulgada pela Veja em setembro de 2020, 54% dos entrevistados disseram estar comprando apenas o essencial. 78% dos entrevistados apontaram que a cautela com os gastos permanecerá no mundo pós-covid.
Além disso, 74% dos entrevistados pretendem usar mais meios digitais para realizar compras.
Isso mostra que muitos dos hábitos que estavam crescendo ao longo dos anos e tiveram crescente durante a pandemia, prometem se tornar permanentes.
Como se adaptar ao consumo do mundo pós pandemia?
A verdade é que ainda não sabemos exatamente como esse mundo vai ser, mas com o fim do fechamento do comércio, o andamento da vacinação e os novos hábitos de consumo, nós conseguimos nos preparar para as mudanças que podem acontecer.
Invista no digital: Não é de hoje que o mundo digital é parte essencial de um negócio, mas com o aumento das compras online, ele se tornou também a alternativa ao comércio físico em momentos de crise. Estar mais preparado para o futuro é investir hoje em ações que vão colocar sua empresa cada vez mais presente no mundo digital.
Fidelize seus clientes: Ter clientes fiéis faz toda a diferença em um momento de crise, isso, porque apesar da crise, eles possuem uma relação de troca com você. No momento de corte de gastos, de mudanças de hábitos, essa relação sempre vai pesar.
Conheça seus clientes: É impossível manter um relacionamento com quem a gente não conhece. Tudo vai se tornar superficial até que deixe de existir. Para que você consiga manter um relacionamento com o cliente sólido, você precisa investir em ações para conhecer o seu cliente e oferecer o que ele precisa.
Invista em inovação: Inovar é sempre uma maneira de chamar a atenção para o seu negócio, por isso, não espere a crise para trazer novas soluções. Isso precisa fazer parte do dia a dia da sua empresa.
Ainda citando dados da pesquisa da Veja, 60% dos consumidores pretendem nos próximos 5 anos valorizar mais a qualidade de produtos e serviços.
Estar atento a esses dados é uma forma de se preparar e realizar mudanças necessárias para manter e crescer um negócio no mundo pós-crise. O que temos certeza é que o cliente e a relação da sua empresa com ele sempre precisará ser priorizada e entendida.
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