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Fidelização de Clientes e o papel da tecnologia.

Posted on 23 de setembro de 20199 de abril de 2020 by Tatyana Maia
Leitura em 5 minutos

Fidelização de Clientes já é um termo muito conhecido nas organizações. Mas na atual situação econômica do país, colocar em prática uma estratégia de fidelização deixou de ser apenas oferecer descontos aos clientes mais assíduos.

Fidelização de Clientes

É necessário investir em uma série de ações e automações para estimular os consumidores a interagir com a sua marca, visitar mais a sua loja e comprar seus produtos e serviços. E é nesse momento que a tecnologia se torna essencial.

O consumidor está online em todo o momento. Sua marca precisa estar presente no meio digital, mesmo que seja uma loja física. Dessa forma, a tecnologia consegue atrair o cliente utilizando recursos que atingem especificamente o hábito de consumo. Você deixa de olhar apenas para números. Dessa forma, o cliente entende que você sabe o que ele quer, e no momento certo a sua marca se relaciona com ele.

Vou listar alguns recursos utilizados pelas empresas que investem em programa de fidelização:

Motor de pontos:

É um sistema de pontuação que premia com pontos quem mais consome na sua loja. Ainda é possível, através de integrações de sistemas, que seu cliente conquiste pontos em outros consumos que não têm relação com o seu segmento. Mas com os pontos conquistados, o cliente pode resgatar seus próprios produtos, ou produtos e serviços de lojas parceiras, de segmentos distintos.

Aqui na ARC por exemplo, quando a distribuidora de energia Enel decidiu criar o seu próprio programa de fidelidade, utilizou o sistema de pontuação da ARC para o cliente ganhar pontos ao colocar a conta de luz como débito automático e trocar pontos por descontos nas próximas faturas. E também disponibilizou mais de 3 mil lojas parceiras para o cliente juntar e trocar pontos. Dessa forma, agrega ainda mais valor e lembrança à marca, porque você oferece benefícios em diferentes momentos da vida do seu cliente, não apenas quando ele está dentro da sua loja.

Push notification:


É um dos melhores recursos que os profissionais de marketing têm em mãos. Através de um aplicativo mobile, é possível mandar mensagens de alerta a qualquer momento, mesmo quando um aplicativo não está aberto no momento.


Com o WhatsApp Business, muitas empresas que não possuem um aplicativo próprio estão se beneficiando dessa tecnologia.Já utilizamos o Whatsapp business para comunicação promocional na Light e no Palmeiras.


Para não ser invasivo, enviamos um e-mail para os clientes e sócios torcedores aceitarem receber as mensagens por esse novo canal, eles adicionaram o número e tivemos mais de 20% de contatos recebendo nossas comunicações por esse novo canal.


Também é possível automatizar para enviar notificações para cada ação que o cliente faz no seu site, para informar sobre a entrega de um pedido e ainda realizar atendimento ativo pelo WhatsApp. Tudo isso aumenta a fidelidade do seu cliente.

Emails segmentados:


Com a tecnologia você conhece o perfil de consumo do seu cliente e informações relevantes que possibilitam criar promoções segmentadas para cada cliente. Ainda é muito questionado sobre a efetividade dos e-mails marketing, mas eles ainda são os responsáveis pela maior taxa de conversão. Isso acontece pois as empresas já perceberam como podem estreitar o relacionamento com campanhas segmentadas de forma inteligente.

Geolocalização:


A geolocalização é um conjunto de tecnologias que identifica a localização de um aparelho eletrônico. Usar a geolocalização tem sido uma ação cada vez mais real, sendo uma aliada da empresa na hora de se aproximar de clientes, conseguir mais destaque e melhorar a experiência de compra.

Descontos exclusivos:

Através da tecnologia é possível oferecer descontos exclusivos para clientes específicos. O uso de URLS promocionais, cupons de desconto e de integrações entre sistemas está sendo cada vez mais utilizado para que o cliente perceba cada vez mais que ele é especial e que está ganhando um benefício por conta da sua fidelidade à marca.
Na ARC, temos integração com os principais ecommerces, o que possibilita ofertar produtos com descontos exclusivos para eles e identifica-lo para ainda conceder pontos por ele ter comprado.

Cashback:

Há mais de 10 anos a tecnologia possibilitou que a ARC oferecesse cashback aos clientes, quando esse termo ainda nem era famoso como hoje.

Na Cantão, uma marca de roupas feminina, cada compra gerava crédito para compra seguinte. Esse recurso da ARC ainda é utilizado por eles e é responsável pelo aumento da recorrência e do Ticket Médio.

Hoje essa tecnologia está em destaque no mercado de fidelização. É uma ótima opção para recompensar seu cliente pela fidelidade à sua marca.

Sistema de CRM:

A tecnologia possibilitou que o comportamento de consumo gerasse dados que se tornam extremamente relevantes para quem quer fazer ações assertivas, de forma inteligente para fidelizar o cliente e aumentar os resultados. ]

Um sistema de CRM possibilita que você entenda o perfil do seu cliente com relatórios, gráficos e dashboards que fornecem insights que auxiliam a equipe de Marketing na tomada de decisão.

Esses são alguns exemplos de como a fidelização de clientes pode ser aplicada através de ferramentas tecnológicas trazendo mais resultados para a sua empresa.

A ARC é especializada em fidelização de clientes. Através da nossa tecnologia, viabilizamos e aceleramos projetos de fidelização e CRM.

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    1. Pingback: Crie experiências com o seu cliente e consolide a fidelidade - Blog da ARC

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